domingo, 21 de janeiro de 2018

Carolina Oliveira Fernandes. 16 anos. Lançadora de Peso.

Muito temos falado do Desporto Escolar (DE) e do orgulho que temos, enquanto comunidade escolar, nos nossos atletas-alunos.
Entre as várias modalidades que se incluem na oferta do Desporto Escolar no AE Figueira Norte, está o Atletismo. Uma das nossas atletas nesta modalidade é a Carolina Fernandes, inscrita para participar na prova de Apuramento Nacional de Atletismo para a ISF Gymnasíade 2018. Trata-se da maior prova internacional de Desporto Escolar – na última edição contou com a participação de 1700 atletas de 37 países – que decorre entre 2 e 9 de maio, em Marraquexe (Marrocos), e na qual Portugal estará representado nas modalidade de Atletismo e Natação.
Para sabermos mais sobre esta aluna, o Clube de Jornalismo foi entrevistá-la.

A Carolina – ao centro – no pódio do Nacional de Juvenis 2018 – Desporto Federado

A Carolina teve o primeiro contacto com o Desporto Escolar no 5.º ano, quando entrou para a EB 2/3 Pintor Mário Augusto. Pela mão do professor Fonseca Antunes, iniciou a sua carreira no Lançamento do Peso, confessando a atleta que o docente «achou, e com razão, que seria aquilo em que [se] sairia melhor em termos de resultados».
A escolha foi, sem dúvida, acertada e hoje a atleta pratica paralelamente desporto federado e desporto no âmbito do DE. Da sua carreira, de já alguns anos, destaca a conquista do Recorde Nacional de Lançamento de Peso em Pista Coberta (2013), no seu último ano no escalão Infantil. Sublinha também alguns títulos de Campeã Nacional e o facto de ter sido selecionada para representar a Federação Portuguesa de Atletismo para a prova «Portugal-Espanha» no ano civil transato.
Quando questionada acerca desta possibilidade de participar na ISF GYMNASÍADE 2018, a atleta afirma que é uma grande honra só o facto de ser convocada para o apuramento nacional e destaca o carácter internacional da prova - «pois não é sempre que se pode participar numa prova como esta», diz.
Pedindo-lhe que enunciasse o que mais gosta no Desporto Escalar, a Carolina falou do convívio que proporciona entre alunos-atletas de vários pontos do país e da promoção de hábitos de vida saudáveis, com a prática regular de desporto, ou seja, acima de tudo, do espírito que se vive no Desporto Escolar, apelando à participação de todos os alunos.
Para terminar, falou-nos ainda da Prova de Atletismo de Pista Coberta, que decorreu no passado dia 11 de janeiro, em Pombal: apesar de ter ganho, a atleta mostrou-se um pouco insatisfeita com a marca obtida.
Um muito obrigado à Carolina pela entrevista e também os votos de muito sucesso na sua carreira de atleta!
Gonçalo Margato (Clube de Jornalismo)
Foto cedida pela aluna

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação do momento

Dia Mundial da Alimentação