segunda-feira, 19 de março de 2018

PUT YOUR HANDS ON PARTICLE PHYSICS

A Física das Partículas é a área da Física que estuda a matéria, a antimatéria e todas aquelas partículas (quarks, muões, fotões, eletrões, neutrinos, …) que interagem formando o mundo que nos rodeia. 
 Para perceber mais sobre esta área, que tem tanto por descobrir, a Beatriz Ribeiro, o José Carriço, a Nicole Lavaredas, o Rodrigo Almeida (do 11.º A) e o Carlos Cação, o Edgar Silva, o Frederico Melanda, o Gonçalo Margato e a Mariana Cação (do 11.º C) passaram o dia 17 de março no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, acompanhados pela professora Sandra Neves, a participar numa atividade incluída nas International Masterclasses «Hands on Particle Physics». 
O dia começou cedo, antes das 6h50min, hora a que a maioria dos alunos apanhou o comboio na Estação Ferroviária da Figueira da Foz com destino a Coimbra. Por volta das 8h15min, chegaram à cidade dos estudantes. Houve tempo para explorar a cidade antes das 9h30, hora a que começaram as atividades. 
A manhã foi preenchida por três palestras, que tiveram lugar num dos anfiteatros do departamento, subordinadas aos temas: «De que são feitas as coisas?» - uma introdução teórica à Física das Partículas; «Accelarating Science» - explicações acerca do funcionamento de aceleradores e detetores de partículas – e «A Caminho do Z» - uma introdução teórica ao funcionamento dos simuladores que seriam utilizados na parte da tarde. 
Por volta das 12h00min, houve lugar para um almoço-convívio, oferecido pela organização, na Cantina Azul, uma das cantinas sociais da Universidade de Coimbra. 
Voltando ao Departamento de Física, foi tempo de trabalhar com os simuladores de detetores de partículas, tentando identificar fotões, muões e eletrões originados a partir do decaimento do bosão Z, daí a atividade se denominar «A Caminho do Z». 
Terminado esse trabalho e entregues os certificados de participação, regressou-se ao anfiteatro, onde os alunos estiveram em videoconferência com alunos que participaram nesta atividade noutros locais (nomeadamente, na Universidade da Beira Interior e na Universidade de Lisboa) e com cientistas do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Esta videoconferência foi terminada com um Quiz respondido individualmente sobre as temáticas tratadas durante o dia. 
Para terminar esta jornada científica, a organização ofereceu um lanche e os nossos alunos regressaram a casa, mais informados sobre a Física das Partículas. 

Gonçalo Margato 
(Clube de Jornalismo)

Sem comentários:

Enviar um comentário