domingo, 2 de junho de 2019

“O DIA DO BOLINHO DE IOGURTE DE MORANGO”


No dia 24 de maio de 2019, sexta-feira, na escola do 1.º CEB de Quiaios, e sob orientação da docente de Educação Especial Ana Paula Loureiro Serra, uma aluna do 4.º ano de escolaridade confecionou o bolo de iogurte de morango.
        Desde o partir dos ovos (3) à medição, por copo de iogurte, das quantidades de açúcar (3 c.), farinha (3c.) e óleo (1c.) necessárias, tudo foi concebido pela aluna, com orientação mínima. De igual modo, a aluna envolveu numa taça todos os ingredientes com o auxílio de uma colher de pau e, posteriormente, com a batedeira elétrica (não se escapasse um grumo mais atrevido…). Barrou a forma com margarina e polvilhou-a com farinha. Verteu a massa para dentro da forma e colocou-a no forno elétrico, previamente, aquecido a 220º de temperatura, durante 10 minutos. A temperatura foi reduzida para 190º, o tempo de cozedura para 20m. Durante o tempo de cozedura a aluna, com a ajuda de um palito, ia espetando a massa para verificar se o bolo já estava cozido (quando o palito sair seco, ei-lo…).
        Tocou a campainha, 10h30m, hora da risada e brincadeira. Ai, que cheirinho! Os alunos caminhavam no seu sentido. O bolo, ainda quente, saía do forno.
        Alegremente, a aluna cortou 15 fatias, 13 para os colegas de turma, 1 para a professora e mais 1, sussurrou ao meu ouvido, para levar à sua avó. Os colegas deliciaram-se, adquirindo mais ânimo para o resto do dia.
         Após o intervalo e, através do desenho, a aluna explicitou os diferentes passos que realizou, nesta tarefa.
                                                Que manhã FELIZ!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário