domingo, 2 de junho de 2019

Passeio de professores


O nosso passeio dos professores do Figueira Norte realizou-se no sábado, 1 de junho. Foi, no entender de todos, um dia alegre, de franca confraternização. 
Este ano fomos a Estremoz, casa de muitos reis e rainhas de Portugal, em particular de D. Dinis e da rainha Santa Isabel. Depois da visita ao tão famoso mercado tradicional, almoçamos na adega Vila Santa, de João Portugal Ramos, onde fomos recebidos como príncipes, à boa maneira alentejana, com muita simpatia e comida e bebida de excelência. 
Nem o calor tórrido deste dia nos impediu de percorrer a parte medieval da cidade onde visitamos a belíssima igreja de SantaMaria de Estremoz, um dos mais interessantes exemplares de hallenkirchen de planta quadrangular, inserindo-se na tipologia de igrejas-salão edificadas por Miguel de Arruda nas primeiras décadas da segunda metade do século XVI no sul do país. 
Depois, a D. Constantina fez-nos uma visita guiada à capela da rainha Santa Isabel, situada no local onde a lenda diz terem-se situado os aposentos da Rainha Santa Isabel, cuja construção se deve à rainha D. Luísa de Gusmão, mulher de D. João IV e devota da Rainha Santa Isabel, como cumprimento de uma promessa na
sequência da vitória portuguesa na Batalha das Linhas de Elvas em 1659. Ainda houve tempo para apreciar e comprar bonecos de Estremoz, uma arte de caráter popular com mais de 300 anos de história.

O Projeto Saber Português, 
Teresa Seco e Paula Marques










Sem comentários:

Enviar um comentário